Dúvidas?

faq

Tem uma dúvida? Por favor, verifique as questões abaixo.

Rede Sismu

Para realizar o cadastro de sua instituição em nossa Rede, você deve acessar o menu superior REDE > NOVA INSTITUIÇÃO preencher e salvar os dados.

Não. O cadastro na Rede Sismu é gratuito para todas as instituições legalmente constituídas no Brasil e que exerção atividades de Museus, Centros de memória, dentre outros.

Ao registrar-se em nossa Rede, você estará se conectando a maior Rede de Museus do Brasil. Você poderá participar de enquetes do setor, contar com um fórum de discussão online, além de ter a sua instituição publicada no exclusivo Sismu App.

Em alguns casos ocorre de seu provedor colocar nossa mensagem de confirmação em sua pasta de lixo eletrônico ou em spam, por favor verifique estas pastas. Na grande maioria dos casos quando o e-mail de ativação de cadastro não é encontrado é porque ele foi parar nestas pastas.

Você pode alterar as informações de sua instituição a qualquer tempo, para isso basta acessar a área administrativa da rede e mediante seu login e senha, alterar os dados que estiverem desatualizados. Após os dados serem salvos eles serão automaticamente atualizados em todos os demais serviços gratuitos que a Sismu oferece.

Sismu Acervos

Para utilizar nosso módulo de Gestão de Acervos - Sismu Acervos, você deverá possuir um usuário e senha para acesso. Este usuário e senha são liberados mediante um contrato de licenciamento do módulo.

O módulo de Gestão de Acevos pode ser licenciado mensalmente ou anualmente.

O Sismu Acervos é um software completo, adaptável e escalável, por estas razões ele é capaz de atender os mais variados tipos de museus. Para saber o plano ideal para o seu museu, você deve considerar principalmente o tamanho de seu acervo e sua diversidade de tipologias. Você pode conferir maiores informações sobre planos clicando no meu superior PLANOS.

Sim. O Sismu Acervos pode ser utilizado para gerenciar qualquer tipologia de acervo, independentemente se este acervo é público ou privado.

Sim. O módulo de Gestão de Acervos - Sismu Acervos pode ser utilizado para gerenciar diferentes tipologias de acervo estejam eles em museus, galerias de arte, bibliotecas, centros de cultura, pinacotecas, dentre outros.

O módulo de Gestão de Acervos - Sismu Acervos é escalável, e pode ser utilizado pelas mais diversas instituições, sendo assim ele pode ser aplicado tanto para acervos pequenos de 100 ou 200 itens, quanto para acervos grandes de 50 ou 100 mil itens, motivo pelo qual não existe um valor fixo a todos. Para saber mais sobre este tema consulte um de nossos consultores, eles estão aguardando seu contato.

Sim. Ao contratar um de nossos planos, você irá receber um treinamento que poderá ser realizado online ou presencialmente. Não se preocupe, toda a plataforma Sismu foi projetada para ser operada de forma ágil e fácil pelos seus usuários.

Sim. O módulo de Gestão de Acervos - Sismu Acervos é multiusuário, ou seja, você poderá ter quantos usuários desejar cadastrados na plataforma.

Sim. O módulo de Gestão de Acervos permite que você salve dentro do software qualquer arquivo digital, como por exemplo, imagens, vídeos, músicas, arquivos em PDF, dentre outros.

Sim. O módulo de Gestão de Acervos - Sismu Acervos, é o único software brasileiro capaz de registrar em uma única base de dados, as mais variadas tipologias de acervos, ou seja, você poderá catalogar ao mesmo tempo objetos bidimensionais, objetos tridimensionais, documentos, dentre outros.

O módulo de Gestão de Acervos - Sismu Acervos, é uma solução em nuvem, ou seja, ele não é instalado em seu computador.

O módulo de Gestão de Acervos - Sismu Acervos, utiliza importantes técnicas de segurança em seus servidores, técnicas que são utilizadas mundialmente para proteção de dados em ambientes Cloud (na nuvem).

Sim. Nossa política de backup é seguida à risca, todas as informações podem ser recuperadas em caso de problemas.

Você precisa apenas de um dispositivo (micro-computador, tablet, smartphone) que possua um navegador instalado e acesso à internet.

O módulo de Gestão de Acervos - Sismu Acervos é compatível com os principais navegadores disponíveis no mercado. Google Chorme, Internet Explorer e Mozilla Firefox são alguns deles.

Sim. Porém esteja preparado para investir em infra-estrutura de TI.

Não há limite. Você pode criar quantos modelos de fichas catalográficas desejar. Recomendamos que este processo seja cauteloso e esteja de acordo com um plano de documentação.

Sim. Caso sua instituição não possua nenhum modelo de ficha catalográfica, poderemos disponibilizar fichas de catalogação padrões elaboradas por nossos museólogos, estas fichas poderão ser customizadas de acordo com suas necessidades ao longo do tempo.

Para quem é usuário do módulo de Gestão de Acervos da Plataforma Sismu, basta adquirir um novo módulo da plataforma como por exemplo o Sismu Sites ou o Sismu Touch que este processo será automaticamente realizado. Você não terá retrabalho para publicar seu acervo online.

Sismu Sites

Para que você possua um site exclusivo para sua instituição é necessário a aquisição do módulo Sismu Sites. Com ele você terá um site moderno e personalizado segundo a sua identidade visual.

Sim. O módulo Sismu Sites opera de maneira integrada com o módulo de Gestão de Acervos - Sismu Acervos, sendo assim, de maneira seletiva você poderá determinar quais itens poderão ser exibidos publicamente no site.

Para ter um Web Site é necessário você possuir um domínio válido na internet e contratar nosso módulo Sismu Sites.

Disponibilizaremos para você todas as estatísticas de acesso ao seu site, como tempo de permanência do internauta, origem do tráfego, localidade (cidade) da visita, etc.

Com a frequência que você desejar. Disponibilizaremos para você um módulo gestor de conteúdo, o qual irá propiciar uma completa autonomia na gestão/atualização do conteúdo do seu web site.

Sismu App

Para que sua instituição possa ser exibida em nosso aplicativo, é necessário que seja efetuado o cadastro da instituição em nossa Rede, é através deste cadastro que a sua instituição será exibida no Sismu App.

Nosso aplicativo está disponível para dispositivos que usam sistema operacional Android, você pode encontrá-lo na loja Google Play pesquisando pelo nome Sismu App.

As imagens contendo amostras do acervo em nosso aplicativo são de responsabilidade exclusiva das instituições, logo se algum museu não possui imagens de seu acervo publicadas, é por que o mesmo ainda não utiliza o Sismu Acervos ou optou por não divulgar o acervo.

As informações que são exibidas no Sismu App provém das informações que a sua instituição cadastrou quando realizou o registro na Rede Sismu, sendo assim, para atualizar as informações que são exibidas no Sismu App, você deve atualizar seu cadastro junto a Rede Sismu.

Sismu Touch

O módulo da Plataforma Sismu, Sismu Touch, nada mais é do que terminais interativos que utilizam tecnologia Touch Screen como forma de interação com o usuário.

O Sismu Touch opera de maneira integrada com o módulo de Gestão de Acervos - Sismu Acervos, podendo ser encontrado em instituições públicas e privadas que disponibilizam esta ferramenta aos seu público visitante.

Não. Nós apenas fornecemos o software que será utilizado nos terminais touch. A escolha pelo hardware é livre para cada parceiro/cliente, desde que respeitados os requisitos mínimos de hardware.

Ficou sem alguma resposta? Entre em contato.

Contato