-
A importância da fotografia de acervo
A fotografia sempre existiu com a principal função de eternizar momentos. Tomada como fonte de registro de pessoas, momentos e locais, foi adquirindo ao longo dos anos uma importância de registro histórico. Algumas vezes utilizada como suporte para textos, hoje ela se permite por si só contar a história registrada.
O registro de peças de museu através da fotografia não é diferente. Apesar de inúmeros esforços dos profissionais atuantes na área da Museologia, alguns objetos acabam de desgastando ao longo do tempo, perdendo sua forma, ou até mesmo são impossibilitados de serem expostos ao público. É por esse motivo que destacamos a importância do registro de peças através da fotografia. Ela permite que não só a instituição tenha controle do seu acervo, como também o público possa visualizar as peças estando há muitos kilometros de distância do museu de origem.
Apesar da banalização do uso da fotografia hoje em dia, o registro digital ou impresso de acervos museológicos serve para confirmar à futuras gerações a existência de peças preservadas, ainda existentes ou não, mas que contam nossa própria história.
Deixe seu comentário