Como aumentar o público das exposições Museais
Nem todas as pessoas sabem o trabalho para a equipe interna de um museu monte uma exposição, não importa o tipo: de objetos medievais a quadros pós modernos o processo é sempre o mesmo. A escolha do tema ou linha histórica, o desenvolvimento da pesquisa, a restauração de objetos quando necessário, a criação de um ambiente para exposição (climatização, iluminação, montagem), sua divulgação, patrocínio e parcerias, dentre outros.
Após todo o trabalho, depara-se que a maioria dos projetos expográficos possuem um determinado tempo de exposição física o que é crucial para a mostra. Por esse motivo consideramos que uma determinada exposição poderia durar por um longo período ou até mesmo ser disseminada através de outros meios para que interessados no assunto e que não possam ir até o local físico, possam acompanha-la. Então, por que não tornar a exposição permanente em um ambiente online?
A disponibilização de material on line é um meio de estimular e aproximar o público que busca através de pesquisa na internet assuntos relacionadas a obras, artistas, cultura, eventos históricos, cultura local e afins.
Uma das alternativas para tornar isso factível às pessoas é a criação de catálogos virtuais, ou seja, quando se cria uma exposição física em determinado ambiente é possível se prever sua divulgação também em um ambiente virtual. Ao virtualizar a exposição possibilita-se que mais pessoas tenham acesso a ela, além de aumentar o tempo de visibilidade das obras expostas em cada exposição e que de certa forma também contribui para o aumento do tempo de vida da peça.
Estamos inseridos numa sociedade cada vez mais on line, logo, o universo museológico precisa reinventar-se também tornando-se mais acessível na era virtual.
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