Fundação Athos Bulcão lança Catálogo do Acervo da Fundação
A Fundação Athos Bulcão, por meio do patrocínio do FAC - Fundo de Apoio à Cultura, da Secretaria de Cultura do DF, inicia as celebrações do Centenário de Athos Bulcão com o lançamento do Catálogo do Acervo da Fundação Athos Bulcão.
Publicação bilíngue, apresenta obras do artista, presentes no acervo da Fundação, entre pinturas, máscaras, projetos, painéis em azulejos emoldurados, gravuras, desenhos, fotomontagens, estudos, objetos e paramentos litúrgicos.
Desenvolvido pela equipe de profissionais da Fundação Athos Bulcão, o Catálogo, de 144 páginas, traz em seu conteúdo 283 obras do artista. Trabalhos que constituem boa parte do acervo da Fundação e que foram fotografados, descritos e catalogados, sendo: 28 pinturas, 10 máscaras, 25 projetos, 13 painéis em azulejos emoldurados, 82 gravuras, 12 desenhos, 33 fotomontagens, 72 estudos, 5 objetos e 3 paramentos litúrgicos.
“Grande parte dos trabalhos, apresentados nesta publicação, foi presenteada pelo próprio artista, quando da criação da instituição que levaria seu nome, outras foram doadas por colecionadores, além das adquiridas pela Fundação, o que se alinha ao objetivo de preservar e divulgar o legado deste artista múltiplo que transitou, de forma bastante fluida, através de vários segmentos das artes visuais”, detalha Valéria Cabral, Secretária Executiva da Fundação.
Além de informações completas sobre cada obra, o Catálogo do Acervo da Fundação Athos Bulcão traz ainda textos de dois importantes parceiros da instituição, Marília Panitz e Fernando Cocchiarale, que, para Valéria Cabral, “nos deram a honra de colaborar conosco compartilhando seus conhecimentos sobre o artista, em um projeto que marca o início das nossas comemorações”.
A pesquisa para a formatação desta publicação, se estendeu à consulta de outros projetos, que já homenagearam e divulgaram, inclusive internacionalmente, a obra e a trajetória do artista, a exemplo das exposições Athos Bulcão – 80 anos (1998), Retrospectiva Athos Bulcão (2006/2007), Athos Bulcão – Compositor de Espaços (2009) e Azulejos em Lisboa Azulejos em Brasília – Athos Bulcão e a tradição da azulejaria barroca (2013). “É importante registrar que a Fundação possui ainda um grande número de projetos arquitetônicos que estão em processo de inventariação, dadas as características do suporte”, pontua Rafaella Tamm, coordenadora de pesquisa e projetos da Fundação.
Com o lançamento marcado para o dia 1º de julho de 2017, às 17h, em sua sede, o Catálogo do Acervo da Fundação Athos Bulcão dá início às comemorações do “Século de Athos Bulcão” (o artista completaria 100 anos no dia 2 de julho de 2018). Efeméride de especial importância ao homenagear um artista fundamental na história da arte mundial, pois a integração de sua obra à arquitetura é considerada única, além de configurar entre os responsáveis pela constituição da modernista capital do Brasil, Patrimônio Cultural da Humanidade.
No mesmo dia do lançamento do Catálogo, estreia a mostra “Descobrindo Athos”, com a exposição de releituras de trabalhos do artista, feitas sobre papel, por adolescentes em conflito com a lei das Unidades de Internação de São Sebastião e Brazlândia, resultado de ação socioeducativa conduzida pela Fundação em 2016. Serão realizadas, também, duas turmas da oficina: “Fazendo Arte com Athos” para crianças, adolescentes e adultos, cuja proposta é promover o contato desses públicos com os padrões criados pelo artista e estimulá-los a criar suas próprias composições sobre uma peça de azulejo branco.
Serviço:
Abertura do Centenário de Athos Bulcão
Quando: 1º de julho de 2017, sábado, a partir das 17h
Onde: Fundação Athos Bulcão
Endereço: CLS 404 Bloco D loja 01, Brasília – DF
Informações: (61) 3322-7801
www.fundathos.org.br
Oficinas Fazendo arte com Athos
Quando: 1º de julho de 2017, sábado
Turma 1: 15h (crianças de 6 a 12 anos)
Turma 2: 16h (adolescentes e adultos)
Vagas: 10 alunos por turma
Atividade gratuita
Exposição Descobrindo Athos
Abertura: 1º de julho de 2016, sábado, às 17h
Visitação: até 26 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábado, das 10h às 17h
Entrada gratuita
Informações à imprensa:
Rodrigo Machado
Território Cultural - Assessoria de Comunicação
+ 55 61 3349.4113
Deixe seu comentário